terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

GUSTAVO PENNA

Gustavo Penna é um arquiteto brasileiro da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Considerado expoente nos anos 80 da arquitetura pós-moderna em Minas Gerais. Recebeu prêmios como a Medalha Santos Dumond e a Grande Medalha da Inconfidência.


Gustavo Penna é graduado em arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1973. No mesmo ano de sua formatura, constituiu seu escritório que recebe seu nome. Projetou diversas obras, dentre elas o prédio da Rede Globo Minas, o Expominas, o Museu de Congonhas, a sede da Escola Guignard, além de vários projetos residenciais. Também realizou obras de cunho urbanístico, como a intervenção na orla da Lagoa da Pampulha e na área da Praça Sete, os pontos mais conhecidos da capital mineira.

O prédio da Escola Guignard, implantado junto a Serra do Curral é repleto de simbolismo, reafirmando a tradição cultural de Minas Gerais numa linguagem contemporânea. Classificada pela revista Projeto como uma das 30 obras arquitetônicas de maior relevância no Brasil, a edificação é hoje um orgulho para os mineiros.
É um dos autores do projeto do Memorial da Imigração Japonesa, localizado no Parque Ecológico da Pampulha, inaugurado em 2009.
Seu escritório é também responsável pelo projeto de reforma do Estádio do Mineirão, para a Copa de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário